Artigo oferecido por:
  • Aquarium Flora & Fauna - Aquários, peixes & corais

    Aquários marinhos e de água doce peixes, corais, invertebrados & plantas aquáticas.Tudo p/aquarismo!

    Endereço: Av. Manoel Ribas Nº5250 – Sta. Felicidade

    Cidade: Curitiba - PR

    Telefone:
    (41)3374-2002
    Aquarium Flora & Fauna - aquários, peixes & coraiswww.facebook.com/aquariumfloraefaunaaquatica?ref_type=bookmark

10 Dicas para se ter um aquário cristalino limpo e

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

10 Dicas para se ter um aquário lindo, limpo e com peixes que vivam muitos anos

  1. Inicialmente procure uma loja especializada em aquarismo,  que ofereça assistência, informação, muita literatura e orientação aos clientes. Quando compramos um aquário, teremos nele amigos que dependem do nosso carinho e cuidado.
  2. Tenha um bom filtro em seu aquário. Filtros devem ter 3 estágios de filtragem: mecânico (perlon), químico (carvão ativado) e biológico (placas Dry-Wet, espumas biológicas ou Bio-Whel) e ser capaz de filtrar volume total do aquário com uma boa folga, por exemplo: em um aquário de 70 litros usar um filtro com capacidade para 100 litros. Se precisar economizar, economize nos enfeites do aquário e não na filtragem, pois é ela que deixará o aquário limpo e os peixes saudáveis.
  3. Cuidado com a temperatura da água (que deve ser entre 25ºC e 28 ºC), que é o maior fator causador de mortes em aquários! Com um aquecedor automático, você não precisará se preocupar com isso; ajustou e conectou na tomada de energia: está resolvido, pois ele só liga quando precisa, deixando a temperatura sempre estável.
  4. Quando for comprar um aquário tenha em mente: Quanto maior o aquário, mais fácil de mantê-lo. Os aquários mais fáceis de manter têm volume entre 80 e 240 litros. Aquários menores que 40 litros apresentam mais dificuldade de manter limpo e biologicamente equilibrado.
  5. Ao decidir quais peixes colocará no seu aquário, evite misturar muitas espécies. Escolha aquelas que são provenientes do mesmo lugar na natureza, ou seja, mesmo biótopo (exemplos: Lago Malawi/África, Rio Negro, Rio Araguaia, Rio Tocantins, Estuário da América Central, etc.). Tente reproduzir as condições e a decoração da origem, pois o peixe ficará muito mais bonito e tranqüilo e, além disto, todos os habitantes serão compatíveis entre si.
  6. Para comprar um peixe, procure saber há quanto tempo o peixe a ser adquirido está na loja. Se o intervalo for inferior a 3 dias, não compre. Os animais precisam de um certo tempo até que diminua o estresse da viagem do criador ou do atacadista até os aquários da loja. Observe bem o animal: ele deve nadar constantemente e ter a nadadeira dorsal ereta (existem várias exceções a esta regra geral). Se o peixe apresentar manchas fora da tonalidade natural da pele, não compre. Peixes magros demais possuem doenças graves, incuráveis. Procure pelos mais saudáveis, que possuam bom apetite.
  7. A ALIMENTAÇÃO deve ser MUITO POUCA, mas, de ÓTIMA QUALIDADE. Como os gastos com ração são muito baixos, não economize. Ração boa vai ser consumida em pouca quantidade, gerando um mínimo de detrito/matéria orgânica (jeito “chique” de chamar as fezes dos peixes).
  8. Troque ¼ da água do aquário uma vez por mês. Com um bom filtro, você nunca precisará trocar toda a água do aquário. Nunca deve ser feita uma “LIMPEZA GERAL” ou uma troca total da água do aquário. Isto danificará o ecossistema, causando a intoxicação dos peixes e conseqüente morte.
  9. Compre uma lâmpada própria para aquarismo e mantenha-a ligada de 6 a 8 horas (no máximo) por dia. Esta lâmpada deixará os peixes muito mais coloridos e o aquário muito mais limpo. Lâmpadas comuns deixam tudo com um tom amarelado e faz nascer algas verdes e marrons nos vidros e por todo o interior do aquário.
  10. Finalmente coloque menos peixes que o aquário permite. Por exemplo: em um aquário de 100 litros caberiam até 100cm de peixe (10 peixes de 10cm ou 20 peixes de 5cm, por exemplo). Ideal seria colocar apenas 70cm ou 80cm.

 

Procedendo assim, terá um aquário lindo, com peixes maravilhosos e ele manter-se-á limpo praticamente sozinho.

 

Wander Gomes do Nascimento Junior

 

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Artigo oferecido por:
  • Aquarium Flora & Fauna - Aquários, peixes & corais

    Aquários marinhos e de água doce peixes, corais, invertebrados & plantas aquáticas.Tudo p/aquarismo!

    Endereço: Av. Manoel Ribas Nº5250 – Sta. Felicidade

    Cidade: Curitiba - PR

    Telefone:
    (41)3374-2002
    Aquarium Flora & Fauna - aquários, peixes & coraiswww.facebook.com/aquariumfloraefaunaaquatica?ref_type=bookmark

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2018 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.064 s