Artigo oferecido por:
  • Pet Shop Virtual Animal Life

    Loja virtual dedicada a aves e animais silvestres.

    Cidade: Niterói - RJ

    Pet Shop Virtual Animal Lifewww.animallife.loja2.com.br

Filhote de Calopsitas É necessário retirar do ninh

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Como amansar Calopsitas: Através de alimentação artificial x Presença, amor e carinho?

A calopsita vem se tornando um animal muito comum para criação pet, e um dos itens que mais chama a atenção dos amantes das Calopsitas é a possibilidade de amansá-las, tornando-as desta forma aves de estimação.

A diferenciação entre as Calopsitas ariscas e as mansas depende fundamentalmente dos manejos dos criadores.

Muitos criadores optam por separá-las ainda bem jovens e alimentá-las pessoalmente. Porém, ao retirarmos o filhote do ninho para alimentá-lo manualmente nos deparamos com uma série de inconvenientes. O maior risco é que não sendo os pais a alimentarem os filhotes pela regurgitação diretamente, por melhor que seja a qualidade da "papinha" que fornecemos a eles os resultados nunca serão os mesmos se comparados a uma alimentação natural diretamente dos pais.

Desta maneira acabamos por obter um animal dócil porém com resistência diminuída, até mesmo traumatizado ou assustado e, certamente com uma imunidade mais baixa e assim sendo com menos tempo de vida. Neste caso é necessário praticamente forçar o filhote a aprender a comer, já que não há um “professor” para ensinar-lhe a comer sozinho as semente. E mesmo assim, não temos a garantia que teremos animais dóceis, já que a Calopsita tem uma personalidade muito marcante e muitas delas acabam ficando não completamente ariscas, mas assustadiças e não tão mansas pois bicam com força não se tornando assim uma ave de estimação.

Outro método, infelizmente ainda pouco utilizado e difundido de "amansar" as aves consiste de, a partir dos 15 dias de vida, ir acostumando-as aos poucos conosco, como? Manipulando os filhotes, dando muito carinho e amor. Funciona assim: aos poucos procure acariciar seu corpo, seu rosto, sempre com gestos bem lentos e bem à vista dela. Carinho nas bochechas são bem aceitos. Este método preserva a alimentação e cuidados naturalmente corretos dos pais, fornecendo maior resistência contra as doenças e maior longevidade da ave. Estes filhotes aprendem a se alimentar sozinhos mais rapidamente, já que os pais mesmo os ensinam como descascar as sementes e outros alimentos (verduras e legumes) que os filhotes tem que comer.

É um método que requer uma grande dedicação mas que também fornece excelentes resultados muitas vezes melhores que o anterior, já que basta apenas oferecer carinho e amor ao invés de obrigatoriamente dar alimentação (dar a papinha via sonda não é exatamente uma demonstração de carinho para com o filhotinho).

03.jpg 

Filhote recebendo carinho

06.jpg

 

Uma vez que os filhotes já estejam "desmamados" e pudermos separá-los dos pais, procure colocar a gaiola em que a ave está próxima de si. Procure conversar, procure muito lentamente se aproximar da ave. Ofereça algumas sementes, verduras e legumes que ele goste. Procure efetuar este procedimento o maior número de vezes possível.

 

E resumindo, para amansar calopsitas: Paciência e Dedicação são palavras de ordem!

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Artigo oferecido por:
  • Pet Shop Virtual Animal Life

    Loja virtual dedicada a aves e animais silvestres.

    Cidade: Niterói - RJ

    Pet Shop Virtual Animal Lifewww.animallife.loja2.com.br

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2018 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.057 s