Artigo oferecido por:
  • Pet Shop Virtual Animal Life

    Loja virtual dedicada a aves e animais silvestres.

    Cidade: Niterói - RJ

    Pet Shop Virtual Animal Lifewww.animallife.loja2.com.br

Poleiro Adequado para Pscitacídeos Uma necessidade

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Diferente dos passeriformes, os psitacídeos de médio e grande porte (calopsitas, maritacas, araras, etc.) quando em cativeiro não voam e sim caminham e escalam com a ajuda do bico. Sendo assim, temos que observar com cuidado os tipos de poleiros que utilizamos em suas gaiolas bem como seu posicionamento para que as fezes não caiam sobre a água e a comida, nem tão pouco sobre o poleiro inferior.

Estas aves tem em sua maioria uma expectativa de vida bem grande, chegando algumas até a viverem 50 anos. Portanto, além da alimentação balanceada, cuidados de um veterinário especializado em aves, devemos nos preocupar muito com os poleiros. Isto mesmo, os poleiros!

Como estas aves vivem muitos anos, elas também tem a possibilidade de desenvolver artrose nos dedos e nas patas, que são muito dolorosas. O que fazer então?

Bem, o ideal é que utilizemos poleiros de madeira com espessuras diferentes. Galhos de arvores, como goiabeiras por exemplo que são bem resistentes aos bicos afiados, são uma grande escolha. Porém, deve-se ter muito cuidado ao coletar estas madeiras na natureza, já que elas são utilizadas por outros pássaros que vivem soltos (pombos, rolinhas, etc) que podem trazer doenças para sua ave. Aí volto a dizer, procure um veterinário especializado em aves e animais silvestres para que ele

lhe ensine o melhor desinfetante e a melhor maneira de prepará-lo antes de colocar na gaiola ou viveiro. Nunca colete galhos e coloque na gaiola diretamente antes de prepará-los, ok?

Poleiros de plástico que eram muito comumente utilizados, para psitacídeos não são muito indicados, que por terem seus bicos muito fortes, os destroem com grande facilidade e estes pedaços que são arrancados dos poleiros se ingeridos em demasia pode intoxicar a ave, já que plástico é um sub-produto de petróleo. Ah, mas você pode dizer, e os potinhos de comida, são de plástico e as aves os roem e comem os pedaços. Então também aí vai outra dica, utilize potes de cerâmica (ramequins) ou de aço inox que são atóxicos e muito fáceis de serem higienizados, ok?

O mais indicado mesmo são os poleiros de madeira, bem higienizados e limpos periodicamente.

Existem também poleiros terapeuticos, que já são feitos para prevenir artroses além de serem muito úteis para aves que tenham alguma deformidade nas patas (acidentais ou congênitas).

 

Vejam as fotos de exemplo dos poleiros artesanais e para aves com deformidades nas patas (especiais).

 

Kit de Poleiros para gaiola

Kit de poleiros especiais (planos) sob medida

 

Descansador.jpg

Descansadores laterais para gaiolas

 

Poleiro anatomico.jpg

Poleiro Anatômico para evitar artrose e má formação das patas.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Artigo oferecido por:
  • Pet Shop Virtual Animal Life

    Loja virtual dedicada a aves e animais silvestres.

    Cidade: Niterói - RJ

    Pet Shop Virtual Animal Lifewww.animallife.loja2.com.br

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2018 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.268 s