Cavalo Crioulo: veja as características deste animal incrível

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

O cavalo da raça Crioulo teve sua origem nas planícies dos pampas, até as montanhas dos Andes, por volta do século XV. Acredita-se que o animal veio do cruzamento entre o cavalo Andaluz e o cavalo Jacas, conhecidos por sua valentia e resistência.

Algumas características físicas importantes:

O cavalo Crioulo possui cerca de 1,35m e pode chegar a 1,52m, tanto para os machos quanto para as fêmeas. Sua pelagem é clássica, não existindo um padrão definido. Entre as cores mais comuns, o animal apresenta o baio escuro e estrias escuras nos membros e nas cernelhas. Sua cabeça é curta e larga, seguida de olhos grandes e orelhas pequenas, afastadas das bases. Sua marcha é definida como trotada, resultando em um animal muito inteligente, corajoso e bem disposto.

 cavalo.jpgOs cavalos dessa raça são conhecidos por sua rusticidade, longevidade, resistência e agilidade, sendo muito utilizados para trabalhos pesados, em fazendas de todo o Brasil. Além disso, o cavalo Crioulo possui uma estrutura óssea compacta e forte, levando-o a participar de competições esportivas como as provas do Freio de Ouro e Rédeas, por exemplo.

A raça possui porte baixo, mas, em compensação, sua musculatura é extremamente consistente. No Brasil, estima-se que existam cerca de 140 mil animais vivos registrados.

 cavalo2.jpg

Na hora de buscar pela compra e venda de cavalos Crioulo, portando, fique atento:

1 – Tenha certeza se a raça do cavalo atende às suas necessidades;

2 – Verifique o cavalo, pessoalmente, dias antes de fechar negócio;

3 – Peça a assistência de um veterinário para avaliar o animal;

4 – Desconfie de valores muito abaixo do mercado;

5 – Faça um contrato de negociação que lhe proteja de eventuais prejuízos;

6 – Verifique na associação da raça do cavalo se não existe penhora ou qualquer outro bloqueio em relação à sua transferência.

Após estas verificações é possível adquirir um ótimo exemplar de cavalo Crioulo e desfrutar por muitos anos de sua companhia. Lembre-se ainda que o cavalo é um ser vivo que necessita de atenção, carinho, boa alimentação, espaço e exercícios frequentes. Tudo isto, porém, terá um custo de tempo e dinheiro que devem ser considerados para garantir a satisfação e alegria não só do comprador, mas do animal também.

Créditos das imagens: Curta Cavalos Equoterapia.

 

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2017 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.097 s