Gatos: como cuidar da raça Sphynx

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Os gatos da raça Sphynx chamam bastante atenção por possuírem uma pelagem diferenciada. Um tipo de penugem espalhada pelo corpo, dando a sensação de ser um gigante pêssego quente.

A raça surgiu em 1966, no Canadá, através de uma gata que teve alguns filhotes sem pelos. A partir daí, o dono começou a cruzar seus filhotes exóticos com outros gatos, na tentativa de se obter mais filhotes com poucos pelos, dando início a uma nova raça de gatos.

 SPYNX.jpgAlgumas características físicas marcantes desta raça, além da sua falta de pelos, são os seus grandes olhos em formato de limão e uma barriga protuberante, como se estivesse acabado de jantar.

Para as pessoas que possuem alergia a pelos de gatos, o Sphynx, portanto, é a alternativa mais viável.

A raça Sphynx está ainda entre as mais amigáveis e simpáticas. São gatos que gostam de brincar e são bastante inteligentes. Convivem muito bem com cães e outros gatos, mas preferem a companhia humana.

Alguns cuidados com a pele do animal também são importantes, pelo fato do Sphynx produzir muita oleosidade, o ideal é tomar banho uma vez por semana. Em alguns casos é importante também usar um shampoo adequado para cada tipo de pele, que varia de seca até muito oleosa.

 Spynx2.jpgOutro cuidado importante é em relação às unhas do gato, que devem estar sempre cortadas, evitando assim que o gato venha a se machucar quando estiver se coçando. É normal que o Sphynx tenha secreção nos olhos e ouvidos, tornando a higienização dessas partes do corpo do bichano sempre necessária.

Para evitar possíveis doenças, proteja o bichinho do sol excessivo, pois sua pele é sensível e pode se queimar. Já no inverno a dica é ficar atento à perda de calor, uma característica bem comum da raça.

Com esses cuidados, além de uma alimentação adequada (consulte o seu veterinário), é possível desfrutar por muitos anos de um bichano fiel, carinhoso e amável.

Crédito da imagem: Vickless Universo dos Animais

 

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2017 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.248 s