Saiba do que sua iguana precisa para viver bem

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Adotar e cuidar de uma iguana, há tempos poderia ser um comportamento inusitado, contudo, é um hábito cada vez mais comum e já não causa espanto. Estes répteis apresentam um comportamento equilibrado e temperamento dócil, por isso, se tornaram tão populares como animais de estimação, principalmente nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a moda está chegando ao poucos. Isso porque a iguana tem conquistado espaço entre os adoradores de animais exóticos, principalmente pelo fato de se adaptar facilmente a vários ambientes.

Entretanto, mesmo sendo um animal manso e de fácil convívio, esta espécie de lagarto precisa de alguns cuidados especiais para se manter sempre saudável e viver bem com seu dono. Por exemplo, as condições de luz, umidade, temperatura e alimentação são diferentes aos requeridos pelos mamíferos.

Clipboard04.jpg Foto: Flickr

Saiba a seguir o que sua iguana necessita:

Espaço


Por chegar a atingir até 2 metros de comprimento, a iguana necessita de bastante espaço para viver bem como animal de estimação. O ambiente em cativeiro deve ser quente, úmido e ser parecido o máximo possível com o habitat natural do réptil.

Ou seja, o local deve possuir plantas disponíveis para a alimentação do animal e pedaços de árvores para que ele possa subir e se exercitar. O terrário (nome dado ao cativeiro) pode ser construído em uma caixa de madeira com a parte frontal de vidro, para que o réptil possa ser observado.

O ideal é que haja duas aberturas para circulação do ar e lâmpadas para iluminação e regulagem da temperatura ambiente. Estas lâmpadas devem ser postas acopladas com uma tela de acrílico, para evitar que a iguana se queime. Outra opção mais prática e rápida é a aquisição de um aquário, que deverá apenas ser tampado na parte superior.

Dentro do terrário, coloque galhos, troncos, terra, algumas pequenas pedras ou pedaço de árvore/cacto moído. Por baixo disso, deve haver carpetes atóxicos capazes de absorver a umidade excessiva do local.

Temperatura

A temperatura mais adequada para o corpo da iguana é cerca de 29ºC durante o dia e 22ºC à noite. Para manter o ambiente sempre adequado para o animal, as lâmpadas funcionam bem. Contudo, é sempre bom dispor algumas rochas ou aquecedores com termostato dentro do terrário.

Iluminação

A lâmpada ideal varia de acordo com o tamanho do terrário. Para cativeiros de até 50 cm de largura, a mais adequada é a UV-B específica para répteis. Para terrários maiores que 50 cm, o ideal é uma lâmpada UV-A, que auxilia a manter a pele do animal em boas condições.

Alimentação

A ração para iguanas é importada, mas, se é possível alimentar o animal com suprimentos naturais, como frutas, legumes e verduras cruas de tonalidades escuras. Outra opção são as flores como as rosas, complementadas com mel e pequenos insetos, que correspondem à proteína animal necessária ao desenvolvimento da iguana. Ração para gatos à base de proteína animal também pode ser usada como substituta da ração importada.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2018 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.299 s