Alergia a gatos tem solução? Conheça os mitos e verdades

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Todo mundo tem um conhecido alérgico a gatos, ou pelo menos já ouviu falar de alguém assim. Gatos são animais de personalidade forte, e muitas vezes são animais muito higiênicos e limpos.

A questão mais importante é em relação ao alérgeno, que é produzido pela saliva e glândulas sebáceas da pele. A limpeza constante do gato faz com que esses alérgenos se espalhem pelo pêlo, e por ser grudento, acaba se instalando em roupas, tapetes e móveis. Cães também podem causar alergias, mas como os gatos possuem o hábito de se lamberem, estão mais propensos.

O tamanho da pelagem do gato tem influência na alergia?

 gatos1.jpgÉ importante ressaltar que tanto o pêlo longo quanto o curto não fazem diferença no que tange o conteúdo alérgico. O que pode acontecer é os animais de pêlo longo que andam fora de casa manterem maior contato com alérgenos do ar, como pólen, poeira e germes de mofo.

Existem raças hipoalérgicas?

Criadores de gatos da raça Bengals, chegaram a dizer que a raça é hipoalergênica, devido à sua pelagem, mas isso não faz o menor sentido, ou seja, é um mito.

gatos2.jpgDe fato, os gatos da raça Bengals não perdem tantos pêlos, além de serem extremamente finos, mas ainda assim não podem ser considerados como hipoalergênicos. Isto porque nenhuma raça de gato pode ser considerada assim, afinal, o que causa a alergia é a saliva do felino e a descamação de pele morta.

Pessoas alérgicas a gatos são alérgicas a todas as raças?

Sim, afinal, não existem raças de gatos ou cães hipoalergênicas. O que deve motivar um individuo no momento em que encontra cachorros ou gatos à venda, e pensa em adquirir um animal de raça, é levar em consideração as características físicas e comportamentais de seus exemplares.

Quero um gato e sou alérgico, o que fazer?

gatos 3.jpgNão tem jeito: se você é alérgico a gatos a solução é não ter gatos. Mas, se você quer muito um animal de estimação, peixes e tartarugas são uma ótima opção de companhia.

Não se arrisque em pegar animais dos quais terá problemas no futuro, é desumano pegar um animal e depois simplesmente descartá-lo. Lembre-se, cães e gatos vivem de 15 a 20 anos e se apegam facilmente aos seus donos.

 

Crédito da imagem: Grampeando Assuntos Agenda Pet Discovery Mulher

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2017 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.396 s