Como são os Agapórnis?

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Os agapórnis formam uma família de aves ativas e afetuosas, e são excelentes opções de animais de estimação para quem possui pouco espaço. Por serem pássaros extremamente sociáveis, os agapórnis precisam viver em pares – não necessariamente de sexos diferentes – e por não se separam após o acasalamento são conhecidos como “as aves do amor”. Aliás, agapórnis vem do grego e significa “Ave do Amor”.

Confira algumas dicas para quem pretende ter agapórnis como animais de estimação.

Quanto à acomodação, é preciso que as gaiolas ou o espaço destinado a essas aves sejam suficiente para o casal e futuros filhotes. Em média, o tamanho ideal é de 30 cm de comprimento, 15 de largura e altura. No meio da gaiola, o ideal é que haja uma parte côncava para abrigar os ovos.

Como são os agapórnis?Foto:Flickr

Viveiro também é uma boa opção, pois deixam os animais com mais liberdade diminuindo os riscos de stress.

É importante que a gaiola ou viveiro possuam ainda tigelas específicas para que as aves possam se banhar e se refrescar. A água deve ser trocada diariamente, para evitar acúmulo de sujeira.

A alimentação é feita à base de sementes, como painço, alpiste, girassol e, eventualmente, pode ser complementado por uma farinhada, milho verde, jiló e tudo o mais que o veterinário permitir.

Pássaros também sentem sede e a água deve estar sempre limpa e fresca, devendo ser trocada, portanto, diariamente.

Cuidados gerais: doenças são raras, entretanto, podem ocorrer em pássaros. Ratos representam perigo aos agapórnis. Por isso, essas aves devem ser dispostas em locais arejados e iluminados pela luz solar, no período da manhã. Lembre-se de manter o criadouro limpo, para evitar alergias e outros problemas, como intoxicação, por exemplo.

Seguindo esses cuidados, é possível ter agapórnis como aves de estimação.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2021 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.067 s