Roedores: vantagens de um coelho como animal de estimação

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Os caninos e felinos são os animais de estimação mais comuns entre os brasileiros. No entanto, uma espécie que vem conquistando famílias em todo o Brasil são os roedores.

Igualmente amigáveis, carismáticos e carinhosos, alguns animais desta espécie são ideais para famílias e indivíduos que buscam uma companhia animal agradável. Os coelhos, popularmente tidos como roedores, se encaixam perfeitamente neste quesito.

coelho2.jpgFoto: Free Digital Photos

De pequeno porte, este animal oferece uma interação segura com crianças e adultos, proporcionando uma relação amigável com seus donos. Seu caráter manso e carinhoso o torna um excelente animal de estimação, levando ainda em consideração o baixo custo de manutenção, graças à sua discrição e higienização prática.

A espécie miniatura do coelho mostra-se ainda mais vantajosa. Denominado coelho anão holandês, a raça é recente e provém da Holanda, com surgimento apenas em 1947.

Seus hábitos são noturnos, entretanto, em cativeiro adaptam-se facilmente a atividades diurnas. Seu tamanho é quatro vezes inferior ao de outras raças, chegando a pesar no máximo 1,5 Kg. A alimentação do coelho anão é feita à base de vegetais, como, por exemplo, cenoura, milho, capim, talos de brócolis, couve, agrião, rabanete, nabo e alfafa.

Alguns cuidados especiais são requeridos pelo animal, porém não há nada muito específico ou que exija muito tempo e dedicação de seus donos. Confira os principais cuidados em relação aos coelhos anões:

- O crescimento da dentição pode ser facilitado com objetos próprios para o desgaste dos dentes do animal;

- A gaiola deve permanecer longe de zonas de corrente de ar, pois estes roedores são sensíveis ao frio ou calor demasiado;

coelho1.jpgFoto: Free Digital Photos

- Por serem muito pequenos, é preciso pegar o animal no colo pelo dorso e, em seguida, apoiá-lo com as patas traseiras nas mãos. Em hipótese alguma, estes coelhos podem ser pegos pela orelha, o que pode machucá-lo.

Tomando os devidos cuidados, os coelhos anões podem ser adotados facilmente como animal de estimação por qualquer pessoa ou família.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2018 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.351 s