Dócil e belo, o Diamante de Gould é favorito entre as aves domésticas

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

O Diamante de Gould (Chloebia gouldiae) é um dos pássaros mais vendidos no mundo, graças à sua beleza e ao seu comportamento dócil. Saiba mais sobre essa ave doméstica!

pasaros1.jpgFoto: Al fundão

História:


Assim chamado como uma homenagem à Elizabeth Gould, esposa de John Gould, primeiro ornitólogo a estudar a espécie, o pássaro é conhecido também como Lady Gould, na língua inglesa.

A pesquisa sobre a espécie teve início em 1883, durante uma expedição francesa na costa da Nova Zelândia. As cores vivas do animal despertaram o interesse e chamaram a atenção dos cientistas que ali se encontravam, e com isso foram capturados três Diamantes de Gould já adultos.

Características


Há mais de 100 anos sendo criado em cativeiro, o Diamante de Gould se habituou facilmente ao convívio com os seres humanos, apresentando comportamento extremamente sociável e dócil. Por isso, entre as aves domésticas utilizadas como animal de estimação, a espécie é uma das favoritas.

Por ser mais delicada, muitos podem considerar o Gould como uma ave difícil de ser mantida. Entretanto, o animal não exige cuidados excessivos e pode conviver com outros pássaros de natureza semelhante à sua, se colocado em viveiros espaçosos.

A cautela, porém, não deve ser diminuída. O local onde o pássaro será abrigado deve ser calmo e ter espaços mais reservados, para que ele possa procriar e viver durante longos anos. Geralmente, em cativeiro, os Goulds são saltitantes e alegres, embora bastante tranquilos, reagindo bem até quando seus donos realizam a troca de água ou comida.

Para maior longevidade, a temperatura ideal para sua sobrevivência deve variar entre 15 e 25º C, já que o animal é muito sensível a mudanças climáticas bruscas.

A reprodução do pássaro em cativeiro, contudo, tende a ser complicada, mas acontece, dede que, como já dito, o viveiro tenha uma gaiola estrategicamente em pontos mais escuros para que a ave possa então procriar de forma sadia.

Além disso, o pássaro exige os mesmos cuidados que qualquer outra ave doméstica requer: água trocada diariamente, refeições adequadas e higienização regular. Assim, será possível manter o animal feliz e sempre saudável, sem deixar que ele perca todo o seu encanto.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2018 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.394 s