Aves domésticas: saiba mais sobre o Manon

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Da família dos Estrildídeos, o Manon é uma das aves domésticas mais comercializadas por lojas de animais, normalmente, encontrado a preços baixos. Graças à facilidade de reprodução, a espécie tem como característica o forte instinto materno, já que a fêmea é muito dedicada aos filhotes – seja na hora de chocar os ovos ou enquanto os alimenta. Por esse motivo é que muitos criadores costumam comprar um Manon para criar aves de outras espécies.

 

aves1

Amadurecendo sexualmente logo cedo, o Manon se reproduz o ano inteiro, pondo de 6 a 8 ovos. Os filhotes tendem a ser bem resistentes a doenças, sendo válido ressaltar, porém, problemas como a enterite (inflamação intestinal capaz de provocar diarreias fortes) que devem ser tratados rapidamente.

Muito ativos, o Manon é um pássaro que convive harmoniosamente com outras espécies, incluindo a humana. A ave, no entanto, deve ser mantida na gaiola, para evitar fugas.

Outra característica da espécie é que o Manon não canta, limitando-se a baixas cantaroladas dos machos em épocas de côrte e poucos piados das fêmeas. Ainda a respeito de distinções, não há diferenças de cor ou tamanho entre machos e fêmeas, exigindo a observação de criadores realmente experientes para averiguação do sexo.

A maioria dos Manon possui cores sóbrias, variando entre o negro e marrom, na região do capuz e, bege e branco, no resto do corpo. Existe ainda os tipos de penas frisadas, o albino e o arlequim (branco com marcações pretas).

Sobre a alimentação, o Manon ingere sementes, como o alpiste, além de couve, almeirão, escarola, maça, jiló e pepino que podem complementar a sua alimentação.

Crédito da Imagem: Ibiubi

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

© 2009 - 2017 Portal Tudo Animal Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.057 s